quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto Recreio nas Férias

ATIVIDADE - 1 MINI PALESTRA SOBRE O TEMA GERADOR: MEIO AMBIENTE

                        Atividades coordenadas pelo professor de Ed. Física Weber


Objetivo Estimular a consciência cidadã da criança, para que no futuro tenha hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação e desenvolvimento sustentável do Planeta, entendendo que o melhor caminho a trilhar é fazer do lar um exemplo e da escola um centro de mudança de valores, hábitos e atitudes no trato com o meio ambiente;
Descrição Consiste na exposição de transparências sobre o tema gerador: Meio Ambiente, onde são abordados assuntos relacionados ao meio ambiente - resíduos sólidos, coleta seletiva, recursos hídricos, biodiversidade, melhoria da qualidade de vida e a relação do homem com a natureza;
Recursos necessários Espaço fechado, Professor, Retroprojetor, Transparências;
Montagem O professor deverá ter elaborado o conteúdo para as transparências sobre o tema gerador: Meio Ambiente de forma clara, animada e lúdica.
Funcionamento Os alunos serão convidados para a ampla biblioteca da escola sede, onde o coordenador explicará a atividade a ser realizada e em seguida o professor fará a sua palestra de forma interativa com os alunos;
Possibilidade de utilização Pode ser utilizada de forma específica, servindo de subsídio para as demais atividades programadas sobre a temática sugerida.
Possibilidade (necessidade) de adptação Atividade desenvolvida em escolas e comunidades, com crianças na faixa etária de 07 a 14 anos;
Experiências já desenvolvidas Através de órgãos públicos (Secretarias de Meio Ambiente), ONGs e Escolas públicas, particulares e consultorias;
Outras observações Atende a interesses ambientais, turísticos e esportivos.

ATIVIDADE - 2 MURAL ECOLÓGICO


Objetivo Identificar problemas ambientais do bairro e entorno da escola sede, propor soluções imaginando que as condições para tanto, estivessem ao alcance delas, montando um cenário ideal;
Descrição Consiste em atividade de educação ambiental envolvendo conteúdos intelectuais sociais e artísticos; Recursos necessários Folhas de papel ofício, cartolinas, canetas hidrográficas, giz de cera, pincel, tinta guache;
Montagem Os participantes divididos em equipes deverão listar os problemas ambientais e as soluções identificadas e confeccionar um mural com o cenário ideal através da utilização do desenho e da pintura;
Funcionamento Serão formadas equipes de trabalho em cada grupo, em seguida os alunos sentam-se no chão formando uma roda de conversa a fim de identificarem e discutirem os problemas ambientais existentes no bairro e entorno, e proporem soluções listando em folhas de papel, para em seguida confeccionarem o painel com as soluções como cenário ideal;
Possibilidade de utilização Pode ser utilizada por crianças a partir de 07 anos;
Experiências já desenvolvidas Através de órgãos públicos (Secretarias de Meio Ambiente), ONGs e Escolas públicas e particulares;

ATIVIDADE - 3 BRINCADEIRAS CANTADAS


Objetivo Integrar as crianças no momento de sua chegada.
Descrição Posicionar organizadamente as crianças na quadra e iniciar a musica que será trabalhada.
Recursos necessários Professores, caixa amplificada, som portátil, cd e microfone.
Montagem O animador apresentará a musica e as crianças estarão dispostas e organizadas na quadra.
Funcionamento O animador fará a apresentação da musica que será trabalhada. Todos os alunos observam silenciosamente para depois repetirem, tendo feito isso o animador cantará a musica fazendo os gestos e as crianças o acompanharão.
Possibilidade de utilização As brincadeiras cantadas poderão ser realizadas no inicio, como forma de preparação para as atividades programadas.
Possibilidade (necessidade) de adptação As brincadeiras cantadas poderão ter variações na execução dos gestos motores.
Experiências já desenvolvidas Essas brincadeiras cantadas são utilizadas na acolhida da escola.

ATIVIDADE - 4 PENSAR DIFERENTE NO FUTSAL


Objetivo Colocar a bola dentro do gol do adversário.
Descrição Esporte coletivo adaptado, disputado por cinco jogadores de cada lado na quadra.
Recursos necessários Uma bola, pedaços de tecido.
Funcionamento Os times serão organizados de forma mista, e os participantes terão seu joelho do lado dominante amarrado por um pano, sendo assim o mesmo só poderá usar o lado não dominante, ou seja, aquele que não tem tanta habilidade. Caso o aluno venha a usar o lado dominante será marcada infração, ou falta.
Possibilidade de utilização Todos poderão participar mesmo aqueles com algum tipo de deficiência.
Possibilidade (necessidade) de adaptação Organizado em qualquer espaço e número de participantes.
Outras observações Esta atividade será desenvolvida para que as crianças possam vivenciar a prática de esporte adaptado. Após a experiência vivenciada, será realizado o jogo de futsal propriamente dito.

ATIVIDADE - 5 VÔLEI SENTADO


Objetivo Fazer a bola passar sobre a rede para que essa venha a tocar no chão do adversário, ao mesmo tempo evitar que o adversário consiga o mesmo.
Descrição Uma quadra dividida em dois lados por uma rede ou elástico, com duas equipes com o mesmo número de participantes. O jogo é realizado com os participantes sentados.
Recursos necessários Uma bola de vôlei, uma rede ou elástico.
Funcionamento Serão organizados dois times mistos, os jogadores terão que jogar sentado, caso algum jogador faça alguma jogada em pé será marcado infração.
Possibilidade de utilização e adaptação Pode ser jogado em qualquer quadra ou espaço e com número de participantes variados, inclusive com deficiência
Outras observações Esta atividade será desenvolvida para que as crianças possam vivenciar a prática de esporte adaptado. Após a experiência vivenciada, será realizado o jogo de Vôlei propriamente dito.

ATIVIDADE - 6 GINCANA DE ESTAFETAS


Objetivo Proporcionar o trabalho em equipe dos participantes, através de atividades recreativas.
Descrição Cada grupo desenvolverá atividades recreativas em estafetas.
Recursos necessários Bastões, sacos de pano, bolas, corda, bambolê, petecas, raquetes, balões, colchonetes, pneus, colheres descartáveis, elástico, tapetes de EVA e
Montagem Os monitores deverão orientar sua equipe para que criem um grito coletivo e escolherem um líder da equipe.
Funcionamento Ao comando do animador o líder escolherá os participantes para as provas da gincana. Serão desenvolvidas as seguintes atividades:
1. Corrida de revezamento de 30 metros com bastões;
2. Corrida do saco;
3. Conduzir uma bola de tênis de mesa em cima da raquete;
4. Conduzir uma bola de tênis numa colher;
5. Corrida para estourar balão;
6. Corrida das três pernas;
7. Corrida dos tapetes;
8. Corrida dos pneus;
9. Corrida dos números;
10. Corrida do carrinho de mão.
Possibilidade de utilização As tarefas da gincana devem ter atividades que possam abranger as diversas faixas etárias.
Experiências já desenvolvidas Foi realizada essa atividade na semana da criança.

ATIVIDADE - 7 JOGOS DE SALÃO


Objetivo Apresentar e estimular as atividades de xadrez, damas, dominó e jogos de raciocínio.
Descrição Formar grupos para rodízio de atividades.
Recursos necessários Tabuleiros de dama, xadrez, dominó e outros.
Montagem Distribuir os jogos nas mesas.
Funcionamento Após formação das equipes e distribuição dos jogos, cada equipe se posicionará nas mesas e a final de cada partida aguardará o sinal do monitor para fazer a mudança de mesa para um novo jogo.
Possibilidade de utilização As atividades poderão ser utilizadas nas faixas etárias previstas no projeto.
Possibilidade (necessidade) de adptação Desenvolver jogos pré-desportivos para as crianças que tenham menos habilidades no desenvolvimento do xadrez.
Experiências já desenvolvidas Torneios de jogos de salão e visita ao centro de referência em xadrez.

ATIVIDADE - 7 JOGOS DE SALÃO


Objetivo Apresentar e estimular as atividades de xadrez, damas, dominó e jogos de raciocínio.
Descrição Formar grupos para rodízio de atividades.
Recursos necessários Tabuleiros de dama, xadrez, dominó e outros.
Montagem Distribuir os jogos nas mesas.
Funcionamento Após formação das equipes e distribuição dos jogos, cada equipe se posicionará nas mesas e a final de cada partida aguardará o sinal do monitor para fazer a mudança de mesa para um novo jogo.
Possibilidade de utilização As atividades poderão ser utilizadas nas faixas etárias previstas no projeto.
Possibilidade (necessidade) de adptação Desenvolver jogos pré-desportivos para as crianças que tenham menos habilidades no desenvolvimento do xadrez.
Experiências já desenvolvidas Torneios de jogos de salão e visita ao centro de referência em xadrez.

ATIVIDADE - 7 JOGOS DE SALÃO


Objetivo Apresentar e estimular as atividades de xadrez, damas, dominó e jogos de raciocínio.
Descrição Formar grupos para rodízio de atividades.
Recursos necessários Tabuleiros de dama, xadrez, dominó e outros.
Montagem Distribuir os jogos nas mesas.
Funcionamento Após formação das equipes e distribuição dos jogos, cada equipe se posicionará nas mesas e a final de cada partida aguardará o sinal do monitor para fazer a mudança de mesa para um novo jogo.
Possibilidade de utilização As atividades poderão ser utilizadas nas faixas etárias previstas no projeto.
Possibilidade (necessidade) de adptação Desenvolver jogos pré-desportivos para as crianças que tenham menos habilidades no desenvolvimento do xadrez.
Experiências já desenvolvidas Torneios de jogos de salão e visita ao centro de referência em xadrez.

ATIVIDADE - 8 MINI ATLETISMO


Objetivo Apresentar e incentivar a modalidade olímpica do atletismo.
Descrição A atividade será desenvolvida através de um circuito com diversas estações. O circuito será composto das diversas modalidades do atletismo.
Recursos necessários Colchonetes, cones, cordas, elástico bambolê, bola, apito e peso.
Montagem Circuitos com estações.
Funcionamento Cada participante de sua equipe percorrerá o circuito e será anotado o tempo individual, posteriormente somaremos os tempos de todos para comparamos com as outras equipes.
Possibilidade de utilização O material usado no mini atletismo poderá posteriormente ser usado na educação física da escola.
Experiências já desenvolvidas Participação no curso de mini atletismo na UNIFOR.

ATIVIDADE - 9 C0NHECENDO A CAPOEIRA


Objetivo Trabalhar com os alunos os movimentos básicos da capoeira
Descrição História e movimentos básicos
Recursos necessários Som
Funcionamento Iniciaremos com uma roda de conversa e em seguida, ainda em círculo faremos o aquecimento e os movimentos básicos: base ginga, cocorinha, esquiva, pernadas frontais e aú, culminando com uma roda.
Possibilidade de utilização Todos poderão participar mesmo aqueles com algum tipo de deficiência.
Possibilidade (necessidade) de adaptação Organizado em qualquer espaço e número de participantes.
Outras observações Esta atividade será desenvolvida para que as crianças possam vivenciar a prática da capoeira. Após a experiência vivida, será realizada uma roda de capoeira para ser colocado em prática e observado pelos iniciantes.

ATIVIDADES - 10 MACULÊLÊ E SAMBA DE RODA


Objetivo Mostrar as ramificações da capoeira como dança.
Descrição Falar um pouco da história, dos objetivos e da prática.
Recursos necessários Som e porretes de madeira.
Funcionamento Iniciaremos com uma roda de conversa e em seguida, ainda em círculo faremos o aquecimento e começaremos a mostrar a base do maculêlê e alguns movimentos, depois faremos o momento do samba de roda individual e em duplas. Finalizando com uma roda de maculêlê e samba duro.
Possibilidade de utilização e adaptação Organizado em qualquer espaço e número de participantes. Todos poderão participar mesmo aqueles com algum tipo de deficiência.
Outras observações Esta atividade será desenvolvida para que as crianças possam vivenciar outros atrativos que a capoeira possui. Após a experiência vivida, será realizada uma roda de capoeira com maculêlê e samba de roda.

Nenhum comentário:

A escola realizou no mês de fevereiro, nos dias 18, 28, e no dia 04 de março um intercâmbio pedagógico no município de Morrinhos – CE, entre a escola Zózimo Marinho de Andrade e a escola José Batista de Oliveira. Na ocasião houve um encontro inicial com a secretária de educação do município e técnicos juntamente com os professores e núcleo gestor da escola para explanação do programa ESCOLA NOTA 10 (Prêmio Escola Nota 10) e também a experiência local. Em seguida houve a visita para conhecer a escola premiada.

Seminário Latinoamericano / Ong Catavento